quinta-feira, 6 de setembro de 2007

ATIVIDADE HIPERTEXTO

  1. Encontrar um exemplo de cada um dos:

a) TIPOS DE HIPERTEXTO:

Exploratórios: Não temos a opção de construir nada em caminhos pré estabelecidos. Jornais on line nos permite explorar mas nunca criar.

Construtivos: Podemos criar da nossa maneira. Um blog com informações como o da nossa aula são de características contrutivas por nós. Para você, Raquel Recuero, é apenas exploratório. Para alguns uma obra construtiva e para outros apenas uma pesquisa, uma visualização, uma exploração.

b) TIPOS DE LINKS

Associativo: Economiza caminhos. Ex: www.globo.com/esportes abrirá um link para eu saber mais informações sobre a notícia que busco. Um link imediato onde não procurarei pelo resto da página.

Estrutural: Ex: www.globo.com a partir dai, vou procurar o link de esportes achar as notícias e um link para me informar mais sobre o que procuro. Um caminho mais longo e as vezes difícil de se achar.

c) CARACTERÍSTICAS DO HIPERTEXTO E EXPLICAR

Modularidade: São estruturas de informação que se encontram em sites de jornais revistas e informativos on-line em geral. As informações contidas nesses meios têm ligações em sua continuidade por meio de links que nos levam a outros assuntos relacionados ao anterior.

Estrutura de Rede: É a possibilidade de nos interligarmos a outras pessoas por meio de uma rede com possibilidade de comunicação, transferência de arquivos, etc.

Não - linear: Existe uma grande versatilidade nesse tipo de hipertexto, pois a possibilidade de caminhos que podemos definir para quem acessa a rede é muito vasta. Essa pessoa que acessa tem a oportunidade de escolher o caminho q quer seguir.

Linear: Existe somente um caminho a ser seguido, não existe nenhum tipo de negociação com o meio.

Multilinear: É constituído por vários caminhos que se interligam por meio de links.

  1. Utilizando a ficção hipertextual encontrada na gincana (aula prática anterior), explicar:

a) A ficção encontrada é MULTILINEAR, LINEAR ou NÃO-LINEAR? Justifique.

Multilinear, pois temos a opção da interação com o jogo e com as opções do jogo. Temos também outros jogos na mesma pagina, links que nos levam a outros jogos com diferentes dimensões.

b) A ficção encontrada é DIFERENTE da LEITURA dos textos impressos? Justifique.

Sim, cada vez que optamos por um caminho diferente, uma leitura adversa da anterior pode acontecer alterações no resultado final.

  1. Pode-se dizer que o seu blog da disciplina constitui em uma ESCRITA COLETIVA? Explique.

Sim. Não existe um autor e sim vários autores. No momento em que estou publicando o que eu escrevo, você que está lendo vai comentar algo e nesse comentário pode haver uma crítica, um elogio, uma negação com relação ao que escrevi. Além disso podem dar continuidade ao que estou falando, complementar minha idéia. Os pensamentos são advérsos sobre um determinado assunto, podendo complementar opniar uma nova idéia para o assunto tratado, isso faz com que os blogs sejam de escritas coletivas.

  1. Pode-se dizer que um blog é uma VIRTUALIZAÇÃO? Explique

Sim. São imagens, formas ou até mesmo uma recriação do nosso eu em um espaço imaginário. Com publicações de fotos e texto criamos ou mantemos nossa imagem, algo que gostariamos de ser ou algo que odiamos em nós ou que buscamos nos outros para nós. Um outro exemplo é o orkut, que também faz a exposição de fotos e textos, virtualizando uma imagem uma fala e aberto a comentários de terceiros. Isso faz com que seja textos virtualizados, sobre aquela imagem que a própria pessoa criou sobre ela. Havendo assim uma continuidade na simulação do seu EU virtual.

  1. VISITE:

www.ciberpoesia.com.br

A partir de sua experiência no site, discuta se o hipertexto pode ser COMPREENDIDO como texto SEM AUTOR.

Acredito que os autores principais do site são Sérgio Capaarelli e Ana Cláudia Gruszynski e as pessoas que então e colaboram com o site são co-autores, que interferem e acrescentam.

Nenhum comentário: